domingo, 28 de abril de 2024
Crack nem pensar

> NOTÍCIA >

Publicado em 03/03/2016 08h57

Promotoria discute assistência a criança com microcefalia

A Promotoria de Justiça de Bayeux realizou, na última sexta-feira (26), uma audiência para discutir a assistência a uma criança com microcefalia do município.

A Promotoria de Justiça de Bayeux realizou, na última sexta-feira (26), uma audiência para discutir a assistência a uma criança com microcefalia do município. De acordo com os pais, a criança nascida em dezembro do ano passado, foi encaminhada para um ortopedista e um geneticista. Ela também foi incluída em um mutirão do Hospital Arlinda Marques, onde fez vários exames, no final de 2015, cujos resultados ainda não foram entregues.

A Secretaria Municipal de Saúde de Bayeux esclareceu que o acompanhamento multidisciplinar da criança com microcefalia só pode ser feito a partir de encaminhamentos médicos. Foi esclarecido ainda que a rede pública do município possui fisioterapeuta, fonoaudiólogo, mas no caso da criança houve o encaminhamento à Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). Ficou acordado que a prefeitura vai providenciar o transporte da criança para a Funad.

Os pais da criança informaram que, por causa de um problema o nos órgãos genitais, a criança troca muito de fralda e, como estão desempregados, sobrevivendo de uma pensão, eles necessitam da ajuda do poder público para a aquisição delas. A Secretaria informou que precisa de laudo médico para providenciar o fornecimentos das fraldas. Os pais foram orientados a solicitar o laudo.

Durante a audiência, a Secretaria informou que irá organizar e treinar uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para dar orientação às famílias com crianças com microcefalias. Foi informado ainda que, em Bayeux, há dois casos de microcefalia notificados.

A promotora de Justiça em substituição Fabiana Lobo estabeleceu prazo de 10 dias para que a Secretaria de Trabalho e Ação Social adote as medicas assistenciais cabíveis. Também foi requisitado que a Secretaria de Saúde do Estado informe, no prazo de 10 dias, sobre os exames feitos pela criança no Hospital Arlinda Marques.


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share