domingo, 28 de abril de 2024
Crack nem pensar

> NOTÍCIA >

Publicado em 03/03/2016 08h50

TCE auditará recursos de investimentos do Banco Mundial na PB

Auditores e técnicos do Tribunal participam de capacitação do BID na Escola de Contas

Na busca do credenciamento para fiscalizar investimentos e projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, no Estado, auditores e técnicos do Tribunal de Contas da Paraíba participam até sexta-feira (04), de capacitação do BID, ministrada na Escola de Contas do Tribunal, pelo consultor financeiro Antonio Hideo Yamada.

Iniciado na terça-feira (01), o curso preparatório de quatro dias está sendo ministrado na Escola de Contas do tribunal pelo consultor financeiro do banco, Antonio Hideo Yamada, o mesmo que iniciou ano passado, em companhia da também consultora Juliana Dubeux Fontes, os entendimentos com o presidente da Corte, conselheiro Arthur Cunha Lima, para adoção dos procedimentos e preparação necessários para o convênio de credenciamento.

O curso, ora em andamento, está todo estruturado já sobre uma situação real de auditagem internacional, no caso um programa desenvolvido na Paraíba com recursos do BID. Trata-se do contrato de empréstimo do Programa de Modernização Fiscal do Estado da Paraíba  (Profisco), executado pela Secretaria de Estado da Receita.

A partir de reuniões e entrevistas com diretores e chefes de departamentos do Tribunal, os consultores passaram a analisar informações e dados sobre estrutura normativa, corpo técnico, procedimentos de auditoria, política de segurança em Tecnologia da Informação, entre outros itens que entram na avaliação das etapas antecedentes ao credenciamento.

“Mais uma prova da credibilidade e do reconhecimento ao papel e à atuação do nosso Tribunal de Contas”. Com esta observação, o presidente da Corte, conselheiro Arthur Cunha Lima, definiu os entendimentos e procedimentos conclusivos para o credenciamento que autorizará, em breve, o TCE da Paraíba auditar programas e projetos financiados, no estado, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

São 14, atualmente, as Cortes de Contas brasileiras, em meio a elas o Tribunal de Contas da União, signatárias de parceria com o BID para esta modalidade de auditagem.

 

DF com Assessoria


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share