sexta, 26 de abril de 2024
Crack nem pensar

> NOTÍCIA >

Publicado em 23/07/2019 12h26

PGR ajuíza ações contra honorários pagos a procuradores estaduais

PGR ajuizou ações contra normas estaduais de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Paraná, Alagoas, Rondônia e Rio Grande do Sul

A procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, ajuizou duas ações contra leis estaduais que determinam o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência a procuradores. As ADIns 6.197 e 6.198 questionam, respectivamente, normas dos estados de Roraima e Mato Grosso. 

Desde o fim de 2018, a PGR ajuizou diversas ações questionando normas estaduais de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Paraná, Alagoas, Rondônia e Rio Grande do Sul que permitem o pagamento de honorários de sucumbência a procuradores estaduais. No mês passado, a PGR apresentou no STF 21 ações sobre o tema. 

Nas ADIns 6.197 e 6.198, Dodge defende que a atuação em causas judiciais não constitui ofício estranho às atribuições institucionais de procuradores dos Estados e do DF. Por essa razão, afirma, que o pagamento de honorários de sucumbência representa remuneração adicional pelo trabalho ordinário já realizado por esses servidores. 

De acordo com a PGR, o recebimento dessas verbas representa ofensa ao regime de subsídios, ao teto remuneratório e aos princípios que regem a Administração Pública, como impessoalidade, moralidade e supremacia do interesse público. 

Ao receber as ações, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, autorizou o julgamento pelo plenário da Corte diretamente quanto ao mérito, sem prévia análise do pedido de liminar.

 

DF com PGR 

 

 


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share