O Comitê Estadual de Saúde do Tribunal de Justiça reuniu-se nessa sexta-feira(26) para discutir questões relacionadas os serviços de saúde, e na ocasião, a prioridade foi a dispensação de insulina, nos âmbitos do Estado e Município de João Pessoa, tem levado mães ao desespero. “Estamos discutindo com os órgãos, com vistas a efetivação da regularidade da dispensação para que as mães não sofram tanto”, ressaltou o juiz Marcos Sales, que é o coordenador do Comitê. A reunião contou com a presença do presidente do TJPB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, que considera o assunto melindroso, mas que tem avançado muito com o trabalho do Comitê.
A servidora do judiciário, Juliana Agra Padilha Barbosa, na condição de mãe de um garoto portador de diabetes, apresentou aos gestores uma proposta de pactuação com os gestores no âmbito da saúde pública (Estado e Município), com o objetivo de obter a regularização do fornecimento de insumos e insulinas para portadores de diabetes a usuários dependentes de insulina, por ser de vital importância para a sobrevivência dos mesmos.
A reunião aconteceu na Biblioteca “Desembargador José Rodrigues de Ataíde”, no Fórum Cível da Capital com a presença de representantes do Estado, agentes públicos e de usuários do sistema SUS, onde as questões prioritárias recaíram sobre o Anteprojeto de Lei enviado ao Poder Executivo e Legislativo sobre a organização de filas do Sistema Único de Saúde(SUS).
O juiz Marcos Sales ressaltou que a situação das filas requer uma certa urgência, ocasião em que deu início a diálogos com as secretarias de saúde para que seja organizada uma fila pública, onde cada cidadão saiba quando será a sua vez de seu procedimento cirúrgico. “Esse é o único procedimento a dar transparência a fila de espera no âmbito do estado da Paraíba”, ressaltou. ‘A mediação Sanitária na Defensoria Pública do Estado da Paraíba’ e ‘Mudanças da formatação das reuniões do Comitê.
Redação com TJPB