tera, 24 de dezembro de 2024
Crack nem pensar

> NOTÍCIA >

Publicado em 17/11/2016 22h27

Tribunal reúne prefeitos eleitos e adverte sobre controle e transparência pública

É uma iniciativa que demonstra a responsabilidade do TCE em contribuir para com a melhor condução possível de todos os municípios, indistintamente. A observação é do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e foi feita na manhã desta quinta-feira (17), a propósito do Encontro de Transição de Governo e Gestão Municipal, promovido pelo Tribunal de Contas da Paraíba, em seu Centro Cultural Ariano Suassuna.

O evento, na opinião do prefeito reeleito da capital, demonstra o esforço do tribunal em fazer com que a prevenção sirva para ajudar os gestores a agirem com correção e, principalmente, com toda transparência. Aberto pelo presidente da Corte, Arthur Cunha Lima, o encontro tratou, entre outros temas, de ‘Controle e Transparência das Contas Públicas’, ‘ Responsabilidade na Gestão Geral e Fiscal’, ‘Transição e Principais obrigações junto ao TCE’ e ‘Gestão Previdenciária’.

“É fundamental esse trabalho de orientação, que só ajuda a reforçar àquelas administrações que agem com transparência. O fato de nossa capital estar hoje entre os municípios brasileiros com maior grau de transparência deve-se muito às orientações do Tribunal de Contas”, afirmou Luciano Cartaxo.

O prefeito reeleito de Cabedelo, Leto Viana, por sua vez, chamou a atenção para o fato de o encontro se realizar num momento de mudanças decisivas no país, principalmente em decorrência do cenário econômico de crise e de discussão sobre cortes drásticos nos gastos públicos.

“Todos os gestores, sejam os novos ou os reeleitos, como no meu caso, vão ter que se adequar à nova realidade do país. Ser gestor já não era fácil antes, agora é que está difícil. É muita responsabilidade. E o TCE, nesta hora oportuna, chega para prestar toda essa orientação técnica, capacitando sobre normas, legislações, limitações constitucionais, entre outros aspectos importantes da administração pública. O Tribunal está de parabéns”, comentou o prefeito de Cabedelo.

Ao avaliar também o encontro, o prefeito eleito de Bayeux, Berg Lima, preferiu destacar a responsabilidade e os cuidados que os próprios gestores devem ter para com a boa aplicação dos recursos públicos. “É muito importante a orientação pedagógica do Tribunal, mas a transparência deve fazer para do dia a dia da administração, deve ser inerente à gestão”, observou.

Já Márcia Lucena, prefeita eleita do Conde, município também pertencente à região metropolitana de João Pessoa – a exemplo de Cabedelo e Bayeux-, destacou que o Tribunal de Contas “se torna um grande parceiro das administrações no momento em que suas orientações ajudam os gestores a equilibrarem e conciliarem, por exemplo, as demandas urgentes da população com o respeito e o cumprimento das normas legais. E nós precisamos dessa ajuda”, disse.


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share