Na próxima quarta-feira (20), às 14h, os desembargadores federais do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 estarão reunidos em sessão plenária para escolher os nomes dos juízes federais que irão compor a lista tríplice para o cargo de desembargador federal desta Corte. Participam juízes federais da Justiça Federal de 1º Grau da 5ª Região, com mais de cinco anos de exercício.
Estão concorrendo os magistrados Élio Siqueira (JFPE), Frederico Dantas (JFAL), Ivan Lira (JFRN), Leonardo Resende (JFCE), Manoel Maia (JFPB), Marco Bruno Clementino (JFRN), Roberto Wanderley (JFPE) e Walter Nunes (JFRN). A vaga está aberta em virtude da aposentadoria de Francisco Wildo, ocorrida em julho de 2015. A escolha dos nomes obedecerá ao critério de merecimento, por meio do qual serão avaliados quesitos como desempenho, produtividade, eficiência e experiência, além de avaliação curricular.
Paraibano - Entre os concorrentes está o juiz federal Manuel Maia de Vasconcelos Neto, paraibano de Catolé do Rocha, atualmente titular da 16ª Vara Federal Penal, na Seção Judiciária de João Pessoa. O magistrado é formado pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB e ingressou na Justiça Federal em 1999, no III Concurso de Juiz Federal Substituto da 5ª Região. Foi promovido em 2001 e ainda atuou na 1ª Vara da Justiça Federal, em Natal, e 8ª no município de Petrolina. Passou ainda por Alagoas.
A lista tríplice com os escolhidos será encaminhada à Presidência da República, a quem caberá decidir o novo membro do Tribunal. O Edital de Convocação para a referida sessão foi publicado no Diário Eletrônico Administrativo do TRF5 desta segunda (11). Na ocasião, também ocorrerá a promoção de três juízes substitutos para titulares, sendo duas vagas pelo critério de merecimento e uma por antiguidade, conforme o Edital nº1/2016.