O Patrimônio Cultural, a Arte e Direito serão os temas principais da 1ª Conferência Brasileira de Direito & Arte, que vai acontecer entre os dias 16 e 18 de maio próximo, no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado. O evento trará a João Pessoa professores e personalidades do mundo jurídico nacional e internacional e é uma iniciativa da Universidade Federal da Paraíba, em parceria o Tribunal de Contas do Estado e outras instituições de apoio.
De acordo com a programação, já estão confirmadas as presenças do delegado da Polícia Federal, Marcio Adriano Anselmo (Chefe da Divisão de Repressão aos Crimes Financeiros da PF), que abordará sobre Arte e Crime, assim como do embaixador Sérgio Moreira Lima, que serviu na Missão do Brasil nas Nações Unidas e nas Embaixadas em Washington, Lisboa e Londres. A abertura oficial do evento está prevista para às 19h, com as conferências magnas dos professores Dr Fernando Loureiro Bastos da Faculdade de Lisboa, Portugal e Dr Alberto Vesparziani (Universidade de Molise, Itália).
Antes ás 16h, será aberta uma exposição “Acervo Paraibano – Vernissage”, e a apresentação de concerto do Quinteto de Jazz da Polícia Militar da Paraíba”. Estarão expostos também 50 pôsteres acadêmicos do Brasil e do exterior, selecionados para conferência. Ainda haverá a exibição de um filme, Premiere mundial do documentário “The Heart of Nuba”, seguido de debate com o diretor Keneth Carlson.
O segundo dia de atividades começa às 9h com painel “Desafios Internacionais” proferido pelo desembargador Federal Fausto de Santcris TRF3, tendo na mesa dos trabalhos o Dr Juan Emílio Oviedo Cabanãs (Secretário-Geral do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul, Assunção e Professor José Luiz Bonifácio Ramos, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, sob a presidência do Professor Dr Eduardo Rabenhorst (UFPB).
Vários painéis relacionados a Lavagem de Dinheiro, Proveniência, Autenticidade, Trafico e Estado Cultural de Direito abordados pelos conferencistas. Está entre os painélistas, o coronel Carabinieri Fabrizio Di Simio, Estado Maior da Polícia Italiana.
O evento vai reunir juristas, artistas, produtores, autoridades públicas, gestores, advogados, galerias, curadores, museus, diplomatas, colecionadores, casas de leilão, seguradoras, restauradores, professores universitários e alunos de cursos de graduação e pós-graduação para compartilhar experiências.
DForense