sexta, 19 de abril de 2024
Crack nem pensar

> NOTÍCIA >

Publicado em 29/08/2019 12h47

Câmara instala comissão para debater nova lei de improbidade

A Câmara dos Deputados instalou, nessa quarta-feira (28), uma comissão especial para analisar o PL 10.887/18, que propõe atualizações na lei de improbidade administrativa. A comissão será presidida pelo deputado Tadeu Alencar e relatada pelo parlamentar Carlos Zarattini. 

Na reunião inaugural, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, defendeu a necessidade de modernizar a legislação. Segundo Maia, a lei de improbidade administrativa tem estrutura “muito aberta”, o que acaba inviabilizando o próprio interesse de agentes públicos. 

Proposta - O PL 10.887/18, apresentado pelo deputado Roberto de Lucena, é resultado do trabalho da comissão de juristas criada pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, e coordenada pelo ministro Mauro Campbell, do STJ. 

A proposta estabelece que caberá ao MP propor ações de improbidade administrativa, bem como a aprovação de eventuais acordos com os envolvidos. As ações de ressarcimento continuarão de titularidade do ente público lesado. 

As punições podem ser aplicadas a quem induza ou concorra para a prática do ato de improbidade, mesmo sem ser agente público. O texto também prevê a possibilidade de ressarcimento por dano não patrimonial. 

O texto do PL 10.88/18 define que “não configura improbidade a ação ou omissão decorrente de interpretação razoável de lei, regulamento ou contrato”. De acordo com a comissão, atualmente é comum a abertura de ações civis quando o agente público, com base em outro fundamento, acaba divergindo de jurisprudência dominante ou de orientações de órgãos de controle interno.

 

DF com Migalhas


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share